sexta-feira, 2 de maio de 2014

Descanso muscular 27.04.14

Hoje vou postar o representativo do dia  27.04.14, uma difícil devisão de não correr no domingo, porém algo do qual não me arrependo! Vinha de uma rotina com dores na batata a umas duas semanas, precisei parar um fim de semana inteiro! ;)


Para que o seu corpo possa construir o tecido muscular, é essencial que você descanse bem para que tenha uma boa recuperação muscular. Os dois componentes principais para que isso aconteça são o sono adequado todas as noites, e o tempo correto de descanso entre os treinos de musculação.

A importância do sono na recuperação

Para que seus resultados cheguem mais rápidos, você deve dormir o máximo possível a noite, pois muitas pessoas não percebem o quanto isso é importante quando se trata de construção muscular e ganho de peso. Você negligenciando uma boa noite de descanso, estará comprometendo todo seus esforços de crescimento muscular na academia.

Descanso adequado entre os treinos

É importante você incorporar “dias de descanso” em seu programa de treino, dando tempo para seus músculos se recuperarem. Evite treinar os mesmos grupamentos musculares em dias consecutivos, para não correr riscos de lesões. Você não pode esquecer que o tecido muscular só é construído durante quando está descansando. Se não descansa o suficiente, seu tecido muscular nunca crescerá.

Efeitos do repouso ineficiente

Enquanto dormimos nós entramos em 4 fases de sono, também conhecido como “ciclo do sono”, que é muito importante para praticantes de musculação, por ser um momento em que o corpo libera o hormônio do crescimento. A privação desse ciclo estimula o corpo a perder músculo e ganho de gordura corporal, tornando a construção muscular quase impossível.
  • Diminui os níveis de energia
  • Diminui os níveis de testosterona
  • Diminui os níveis de hormônio do crescimento
  • Aumenta os hormônios catabólicos (músculo destruindo)

Efeitos da recuperação muscular inadequada

Não permitindo um tempo suficiente de recuperação muscular entre seus treinos de musculação, você correrá o risco de ter um overtraining, que acabará por levar a uma lesão, retardando todo seu processo de construção muscular. Tente montar uma série de treino que permita o máximo de descanso possível entre seus intervalos, mas caso tenha que treinar por dias consecutivos, procure trabalhar grupos musculares diferentes.

Tempo de descanso para recuperação muscular

O número de horas de sono que seu corpo precisa todas as noites depende de diferentes fatores, como o seu nível de atividade diária, a quantidade de estresse em sua vida, a intensidade do seu treino e sua qualidade de vida. Por exemplo, um fisiculturista requer um maior tempo de descanso do que uma pessoa que não pratica esportes, pois seu corpo fica mais fadigado após um dia treino pesado.
Estudos mostram que dormir menos de 6 horas por noite pode afetar sua cordenação, seu tempo de reação, jlgamento sobre as coisas e a capacidade do seu corpo construir músculos. Especialistas recomendam ao mínimo de 7 horas de sono por noite, para que possa levar uma vida saudável. No caso de atletas que procuram um crescimento muscular, essa média sobe pra 8 ou 9 horas de sono, garantindo um tempo adequedo par sua recuperação muscular.


http://www.corposarado.blog.br/importancia-do-descanso-na-recuperacao-muscular/

Um comentário:

  1. Olá Leonardo, gostei do seu blog. Também comecei a correr recentemente e simplesmente adoro!
    Estou passando aqui através da Agenda dos Blogs e agora estou te seguindo.
    Abraços.
    Ana
    www.estante-da-ana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir